A primeira Infância e a Educação Infantil

Primeira infância e Educação Infantil
Os primeiros cinco anos de vida de uma criança fazem parte da primeira infância e são vitais - porque 90% do seu cérebro se desenvolveu durante esse tempo.

Se uma criança recebe a quantidade certa de cuidado, estimulação e educação sensorial, a chance de uma vida mais bem sucedida aumenta dramaticamente.

As crianças de lares mais pobres e marginalizados que não têm acesso ao apoio são colocadas em uma desvantagem distinta.

Se eles começarem a escola aos cinco anos sem o apoio dos primeiros anos, eles terão um vocabulário limitado e capacidade de aprender.

É por isso que o desenvolvimento da primeira infância se tornou uma prioridade global na luta para ajudar crianças e famílias a sair da pobreza e da privação.

A importância de nutrir o cuidado, incluindo saúde, nutrição, brincadeiras, aprendizado e proteção para crianças pequenas, tem sido amplamente comprovada - mas o investimento na faixa etária de zero a cinco anos ainda é muito pequeno.

Pesquisadores mostraram que investir nos primeiros anos é um dos investimentos mais inteligentes que um país pode fazer para quebrar o ciclo da pobreza, abordar a desigualdade e aumentar a produtividade mais tarde na vida.

É por isso que o Mundo se preocupa apaixonadamente com o desenvolvimento da primeira infância.

Da infância ao jardim de infância, as crianças passam por uma quantidade inimaginável de crescimento e desenvolvimento. No momento em que eles atravessaram as portas da sala de aula do jardim de infância, o cérebro deles já desenvolveu 90 %.
Mas o que é educação infantil, exatamente? Como isso prepara as crianças para uma vida de sucesso dentro e fora da sala de aula? E quais são as repercussões de sua ausência?
Continue lendo para saber mais sobre o campo, sua importância e o papel de seus profissionais dedicados.

5 coisas que você deve saber sobre educação infantil

1. A definição de educação infantil

Educação Infantil  é a educação de crianças desde o nascimento até aos 8 anos.
É durante essa fase da vida que as bases para o desenvolvimento cognitivo, físico e emocional são construídas.
Este é um período de intenso e rápido crescimento e desenvolvimento, com a educação infantil na direção de promover uma base saudável para a vida.
As crianças pequenas geralmente começam a aprender o básico de andar, falar e nomear cores e formas em casa.
Eles geralmente começam a aprender o alfabeto e a contar, que são aspectos fundamentais do aprendizado acadêmico.
Mas a educação infantil também permite que as crianças apliquem o que  aprenderam em casa.

2. A educação infantil desenvolve mentes na fase mais formativa da vida

A educação na primeira infância fornece estimulação e orientação cruciais durante o tempo em que o cérebro de uma criança está se formando mais rapidamente do que qualquer outro período da vida.
Nos primeiros anos de vida, mais de um milhão de conexões neuronais se desenvolvem a cada segundo.
Este período de rápido crescimento abre o caminho para o desenvolvimento do cérebro de uma criança e fornece uma base forte ou fraca para toda a aprendizagem mais tarde na vida.
A educação infantil trabalha para desafiar, estimular e nutrir os primeiros anos de vida formativos para dar às crianças todas as chances possíveis de um desenvolvimento saudável.

3. Existem várias facetas diferentes da educação infantil

Embora você possa estar familiarizado com o conceito abrangente de educação infantil, talvez você não saiba que ele inclui muitas abordagens e filosofias diferentes.
Algumas pré-escolas são construídas em torno da imersão linguística, permitindo que as crianças pequenas cultivem suas habilidades de aquisição da linguagem e desenvolvam a fluência em um idioma secundário.
Outras pré-escolas podem ser baseadas na fé, formando seu currículo em torno do conteúdo religioso. Pré-escolas e ambientes de primeira infância variam de jardim de infância em um ambiente de escola pública para pré-escola particular, creches ou creches domiciliares.
Os salários nas escolas públicas são geralmente mais altos do que nos cuidados infantis particulares ou domésticos.
Existem também diferentes tipos de modelos de ensino para instituições pré-escolares. A filosofia Waldorf mantém as crianças em um cronograma rigoroso, seguindo a crença de que as crianças prosperam em ambientes previsíveis e consistentes.
4. Há grandes benefícios para a educação infantil
Falando em benefícios, a educação infantil estabelece as bases para uma vida inteira de aprendizado e pode ter uma influência positiva em cascata ao longo da vida de uma criança.
Ajuda a preparar as crianças para alcançar o nível acadêmico apropriado.
Alunos que ficam para trás na terceira série são mais propensos a desistir antes da formatura. E os alunos que abandonam a escola têm muito mais probabilidade de serem presos durante sua vida, custando quantias importantes para a conta pública.
Além disso o potencial humano perdido que contribui para o custo astronômico das prisões em todo o país.
Outros estudos mostram que programas educacionais de alta qualidade para a primeira infância podem levar a  maiores ganhos financeiros ao longo da vida.

5. A educação infantil ajuda a difundir as disparidades entre as crianças

Um número de crianças que entram no jardim de infância já estão atrás de seus pares - academicamente, socialmente ou mesmo emocionalmente.
As crianças podem entrar na escola há um ano ou mais, e suas disparidades de aprendizado continuam a crescer, mesmo quando se esforçam para alcançar seus pares.
Mas as disparidades podem surgir muito mais cedo na vida. As habilidades de linguagem tão cedo quanto 1 e 2 anos são preditivas das habilidades de pré-alfabetização de uma criança aos 5 anos de idade. Isso mostra quão altamente influente uma mente jovem pode ser..

Comments

Popular posts from this blog

Primeiro banho do bebê: o que os novos pais devem saber

Mães! Gerem Renda Extra Através do Marketing de Afiliados